A importância dos Tribunais de Contas para o processo de convergência da contabilidade aos padrões internacionais

Autores

  • Gustavo Felipe Ripper Chalréo Tupinambá de Souza Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); agente de Fiscalização do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; experiência na área de auditoria externa independente em empresas nacionais e internacionais
  • Jorge Pinto de Carvalho Júnior Especialista em Gestão Pública Municipal, Contabilidade Governamental, Direito Público e Controle Municipal; graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); ocupou cargos de controlador e secretário de Administração, Finanças e Planejamento em municípios baianos; foi superintendente de Normas Técnicas na Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Instrutor credenciado da STN, autor de livros de contabilidade aplicada ao setor público; agente de Fiscalização do Tribunal de Contas do Município de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i2.78

Palavras-chave:

Contabilidade, IPSAS, Convergência, Padronização, Transparência

Resumo

Considerando o atual cenário brasileiro de busca por informações financeiras dotadas dos atributos de fidedignidade e tempestividade, o setor público passa por um momento de desafios na adaptação da contabi­lidade por meio do processo de convergência dos procedimentos contábeis às normas inter­nacionais. O presente estudo visou analisar a importância dos Tribunais de Contas brasilei­ros, como órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e controle dos gastos públicos, nes­se contexto de padronização às Normas Inter­nacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS). Para tanto, é fundamental que os Tribunais de Contas participem ativamente desse processo para verificar o atendimento das exigências das novas normas, com o objetivo de assegurar maior adequação das demonstra­ções contábeis dos entes públicos aliado a uma maior transparência dos dados contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional. DCON em Revista. v. 1, n. 2 (jul. 2013)- Brasília: STN, 2013. Anual.

~~~~~. ~~~~~. ~~~~~.Manual de Contabili¬dade Aplicada ao Setor Público – 6ª Edição (Válido a partir de 2015). Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2016.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui normas gerais de direito financeiro para elabo-ração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Dis¬trito Federal. Disponível em . Acesso em: 5 jul. 2016.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CON-TÁBEIS. CPC 00 (R1): - Estrutura Conceitu¬al para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. 2011. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2016.

FEIJÓ, Paulo Henrique. Entendendo as Mu-danças na Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 1.ed. Brasília: Gestão Pública Ed., 2013.

~~~~~~ RIBEIRO, Carlos Eduardo. Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Pú-blico: PCASP - Exercícios e Estudo de Caso com Lançamentos Típicos. Série Entendendo CASP. 1.ed. Brasília: Gestão Pública Ed., 2014.

MINAS GERAIS. Tribunal de Contas do Es¬tado de Minas Gerais. Relatório da Prestação de Contas do Governo do Estado de Minas Gerais (Exercício de 2014). Disponível em: <http://www.tce.mg.gov.br/img/Prestaca-oContasEstado/2014/ ParecerPrevio.pdf>. Acesso em: 6 jul. 2016.

RIO DE JANEIRO (Estado). Tribunal de Con¬tas do Estado do Rio de Janeiro. Relatório da Prestação de Contas do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Exercício de 2015). Dis¬ponível em: < http://www.tce.rj.gov.br/web/ guest/contas-de-governo-do-estado-do-rio-de-janeiro>. Acesso em: 6 jul. 2016.

SÃO PAULO (SP). Tribunal de Contas do Mu-nicípio de São Paulo. Relatório Anual de Fis-calização do Município de São Paulo (Exer-cício de 2015). Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2016.

SILVA, Valmir Leôncio da. Contabilidade pú-blica para os municípios. 1. ed. Belo Horizon-te: Fórum, 2015.

Downloads

Publicado

05/01/2017

Como Citar

Souza, G. F. R. C. T. de ., & Carvalho Júnior, J. P. de . (2017). A importância dos Tribunais de Contas para o processo de convergência da contabilidade aos padrões internacionais. Revista Simetria Da Escola Superior De Gestão E Contas Do TCMSP, 1(2), 44–56. https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i2.78

Edição

Seção

Controle Externo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.