Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. Documentos aceitáveis em caráter de publicação científica: artigos técnicos e científicos, inclusive resenhas e ensaios.

2. Prazo para submissão: recebimento de artigos em fluxo contínuo. O artigo deve ser enviado pelo portal da revista.

3. Notificação da aceitação por e-mail.

4. Política de publicação:
4.1. Política de acesso aberto e disponibilização gratuita do artigo completo;
4.2. A Revista Simetria é composta de artigos recebidos por chamada pública e também pela contribuição de membros e servidores do TCM-SP e convidados;
4.3. As contribuições devem ser originais e não devem ter sido submetidas para consideração de outros periódicos;
4.4. A avaliação de artigos recebidos por chamada pública é realizada por pareceristas pelo sistema de revisão aos pares (double blind peer review);
4.5. A aceitação pode ficar condicionada à revisão recomendada pelos pareceristas e revisores quanto à consistência, qualidade da redação, correção gramatical e à adequação às normas técnicas:
4.6. A aceitação não implica na publicação imediata do artigo, podendo ficar reservado para edições subsequentes;
4.6.1. Nestes casos, o autor deve comunicar se o artigo for publicado em outro periódico neste ínterim;
4.7. Os artigos serão aceitos em Português, Inglês e Espanhol;
4.8. Títulos, resumos e palavras-chave devem se apresentar na língua do artigo e em Inglês;
4.9. A responsabilidade sobre o conteúdo cabe aos autores;

4.10. Os artigos selecionados para publicação são encaminhados à revisão estilística, linguística e gramatical, normalização (ABNT, APA), indexação, bem como à produção gráfica e eletrônica, sujeitando-se aos ajustes necessários, a critério dos Editores, desde que não impliquem alteração do sentido.

5. Formatação do artigo:
5.1. A formatação do artigo deve se orientar pelas normas emitidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR 6022/2018, NBR 6023/2020, NBR 6024/2012, NBR 6028/2021 e NBR 10.520/2023.

5.1.1. Artigos em língua estrangeira serão aceitos conforme a norma APA.
5.2. Autor: constar, logo após o título, o nome, formação acadêmica, ocupação atual, afiliação acadêmica e endereço eletrônico (e-mail) de todos os autores; se mais de um, constar primeiramente o autor principal;
5.3. Se for o caso, informar a fonte de financiamento da pesquisa;
5.4. Três a cinco palavras-chave no idioma original e em Inglês;
5.5. Em se tratando de artigos sobre pesquisas empíricas, sugere-se usar estrutura análoga à da NBR 6022/2018: título no idioma original, título em inglês, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, fundamentação teórica, metodologia, resultados, discussão dos resultados, considerações finais e referências bibliográficas;
5.6. Diagramas, gráficos e imagens em alta resolução (mínimo 300 dpi);
5.7. O artigo deve ter no máximo 25 páginas.
5.8. Formatação – informações complementares:
5.8.1. Corpo principal do texto com fonte Calibri tamanho 12, e tamanho 10 em resumo, abstract, palavras-chave, keywords, citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas;
5.8.2. Parágrafo justificado e com espaçamento simples, exceto as referências bibliográficas, que devem ter alinhamento à esquerda;
5.8.3. Tabulação do parágrafo com 1,25cm;
5.8.4. Folha de tamanho A4 (29,7 x 21 cm) e margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm).

Template de artigo científico conforme a ABNT disponível em https://revista.tcm.sp.gov.br/simetria/$$$call$$$/api/file/file-api/download-library-file?libraryFileId=4

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.