INTEGRAÇÃO DE URBANIZAÇÕES DE HABITAÇÃO SOCIAL EM ÁREAS METROPOLITANA
DOI:
https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i14.205Palavras-chave:
Palavras-chave: Urbanizações de Habitação Social; Integração Territorial; Áreas Metropolitanas.Resumo
O artigo adota o conceito de integração que considera a dinâmica da metropolização, a evolução dos elementos de articulação e a relação das novas urbanizações de habitação social com o atendimento às redes de serviços urbanos atuantes em múltiplas escalas territoriais. A urbanização e o nível de atendimento dessas redes vão estabelecer as possibilidades de integração, ou melhor, o grau de integração que é definido a partir de um suporte cartográfico e de indicadores que permitem uma nova forma de interpretar os níveis de integração territorial. Acrescente-se ao debate que a dispersão e a baixa integração territorial, na produção das urbanizações de habitação social, impactam na qualidade de vida da sua população. Tais questões são de pouca relevância, quando dizem respeito à produção de habitações de alto padrão ou de segunda moradia que utilizam outros formatos de conexão e integração, inclusive no que diz respeito às novas modalidades de trabalho e de estudo a distância. Como metodologia, adota-se a análise comparada do nível de integração de 12 trechos de expansão urbana recente na metrópole do Recife, composto das novas urbanizações de habitação social, o seu centro urbano local e o metropolitano. Espera-se que o artigo possibilite ampliar o debate sobre a produção de habitação social em áreas sem o completo atendimento aos serviços urbanos e à infraestrutura de mobilidade. A inquietação se justifica, uma vez que os níveis da integração obtidos a partir da aplicação dos indicadores selecionados nos 12 trechos evidenciam que 60% registram baixos índices de integração territorial.
Palavras-chave: Urbanizações de Habitação Social; Integração Territorial; Áreas Metropolitanas.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BELL, J. Como realizar um projeto de investigação: um guia para pesquisas em ciências sociais. 5. ed. Lisboa: Editora Gradiva Publicações, 2010.
BESSON, J. F. L´Intégration Urbaine. Paris: Presses Universitaires de France, 1970.
BIDERMAN, Ciro (coord.) Morar longe: o Programa Minha Casa Minha Vida e a expansão das Regiões Metropolitanas. Projeto parceria Fundação Getúlio Vargas e Instituto Escolhas. São Paulo, 2019.
BRASIL. Instituto Brasileiro de geografia e Estatística. IBGE (2000, 2010, 2020, 2022).
---------. Ministério das Cidades (2017). Parâmetros Referenciais da Qualificação da Inserção Urbana dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida. Elaborados em cooperação técnica com Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (2017).
CAIXA, Caixa Econômica Federal (2019). Empreendimentos financiados, por municípios, na Região Metropolitana do Recife pelo Programa Minha Casa Minha Vida de 2009 a 2019. Informado em: 30 set. 2019.
FONT, A.; CARRACEDO Ò.; VECSLIR, L. “Configuraciones Metropolitanas: Estructura espacial y tipos de crecimento urbano, metropolitan configurations: spatial struture and types of urban growth”. In: FONT, Antonio (eds) L’ Explosión de la Ciudad: Transformaciones territoriales en las regiones urbanas de la Europa Meridional/The Explosion of the City: Territorial transformations in the South Europe Urban Regiones. Madrid: Ministerio de Vivienda, pp. 330-335, 2004.
LACERDA, Norma. Fragmentação e integração: movimentos de reestruturação espacial das metrópoles brasileiras. In: RIBEIRO, Ana Clara Torres; LIMONAD, Ester; GUSMÃO, Paulo (orgs.). Desafios do planejamento. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012, pp. 21-42.
MACIEL, S. Expansão Urbana em Espaços Metropolitanos: Uma Proposta Interpretativa do Nível de Integração Territorial da Metrópole do Recife. Tese de Doutorado em Urbanismo, Universidade de Lisboa em cotutela com Universidade Federal de Pernambuco, 2022.
PREFEITURA DO RECIFE. Pesquisa Origem Destino da Região Metropolitana do Recife – RMR. Instituto Pelópidas Silveira, Prefeitura do Recife e Consórcio de Transporte da RMR, 2019.
REYNALDO, A.; REYNALDO, M.; LACERDA, N.; MACIEL, S. A Reconfiguração Espacial da Região Metropolitana do Recife: processos de fragmentação e integração. In: La metrópolis iberoamericana en sus propios términos. Barcelona, pp. 117-129, 2013.
ROLNIK; R. Manual orientação da inserção urbana dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida. LabCidade. Faculdade Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, 2014.
SOUZA, M. Â.; BITOUN, J. (org.). Recife: transformações na ordem urbana. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.