Uma experiência de estágio supervisionado do curso de Pedagogia frente à pandemia Covid-19

Autores

  • Andreia de Bem Machado Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, atua como professora do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça (SC).
  • Vera Regina Lúcio Doutora em Educação, atua como professora do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça (SC) e do Centro Universitário Municipal de São José (SC).
  • Jair Joaquim Pereira Doutor em Ciências da Linguagem, atua como coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça (SC).
  • Jussara Carmisini de Lima Ferreira
  • Horácio Dutra Mello Mestre em Educação, atua como prrofessor do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça (SC).

DOI:

https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i8.105

Palavras-chave:

Diretrizes, Estágio supervisionado, Covid-19

Resumo

O ano de 2020 mostrou que a humanidade está conectada, ou seja, um vírus detectado, a princípio, num local específico, espalha-se e provoca uma pandemia (Covid-19) assustadora que atingiu, em cheio, muitos países. Para conter o avanço e os efeitos catastróficos da Covid-19, no Brasil foram adotadas medidas de isolamento social, o que afetou drasticamente o funcionamento dos sistemas de ensino. Neste contexto de adaptação aos efeitos da pandemia, o estágio supervisionado pode ser considerado uma das demandas mais complexas, em virtude do fechamento das escolas. Por isso, o objetivo desse artigo é apresentar as diretrizes que nortearam o estágio supervisionado no curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) frente à pandemia (Covid-19). Para tanto, procedeu-se a uma revisão bibliográfica e documental da literatura e legislação vigente, em especial: a Resolução do CEE/SC Nº 009/2020 de 19 de março de 2020 e o Parecer do CEE/SC Nº 222 de 12 de maio de 2020. Em suma, constatou-se que as diretrizes delineadas para o estágio supervisionado buscaram qualificar, ainda mais, a formação no curso de Pedagogia da FMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Carmisini de Lima Ferreira

Mestranda em Educação (PPGE) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), atua como coordenadora de Estágio da Faculdade Municipal de Palhoça (SC).

Referências

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN Raimunda Abreu. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. de 1996. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 25 mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pelo CNE. Brasília: MEC, nov. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 01 mar. 2018.

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (SANTA CATARINA). Resolução Nº 009 CEE/ SC, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre o regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina, para fins de cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do Coronavírus (Covid-19). Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/acordo-de-cooperacao/1808-resolucao-009-1/file. Acesso em: 11 out. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (BRASIL). Parecer CNE/CP nº 5/2020 de 07 de julho de 2020. Dispõe sobre orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. 2020. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 31 out. 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliografia, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6a ed. São Paulo: Atlas, 2006.

PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.

PALHOÇA (SC). Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça. 2019. Disponível em: http://www1.palhoca.sc.gov.br/BC.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2010.

SANTA CATARINA. Conselho Estadual de Educação. Parecer nº22 de maio 2020. Consulta sobre a possibilidade de continuidade dos estágios obrigatórios dos cursos de licenciaturas adotando-se atividades não presenciais no contexto da pandemia, de acordo com o que as redes estão ofertando. Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/documentos-diversos/normas--de-enfrentamento-ao-covid-19/1841-parecer-2019-222-cee-sc. Acesso em: 11 out. de 2020.

SCHWARTZ, S. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes,2010.

SILVA, Nilson Robson Guedes. Estágio supervisionado em pedagogia. Campinas: Alínea, 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

18/02/2022

Como Citar

Machado, A. de B., Lúcio, V. R., Pereira, J. J., Ferreira, J. C. de L., & Mello, H. D. (2022). Uma experiência de estágio supervisionado do curso de Pedagogia frente à pandemia Covid-19. Revista Simetria Do Tribunal De Contas Do Município De São Paulo, 1(8), 103–114. https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i8.105

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.