A dogmática do interesse público
Parâmetros mínimos para a adequação do princípio da supremacia do interesse público à atualidade
DOI:
https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i10.141Palavras-chave:
Supremacia, Interesse público, Interesse privado, Parâmetros de aplicaçãoResumo
Sabe-se que o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado, comumente utilizado pela Administração Pública para justificar as mais variadas modalidades de atuação administrativa, enfrenta uma série de problemas de aplicação, principalmente no que se refere à identificação do que de fato seja o interesse público relacionado a cada caso. Dessa forma, a partir da revisão das literaturas nacional e internacional sobre o tema, objetiva-se contribuir para a temática a partir da análise do atual estado da compreensão, no meio jurídico brasileiro, do princípio da supremacia do interesse público sobre o privado. Nesse contexto, pretende-se avaliar, também, as críticas dirigidas ao aludido princípio e como a doutrina as vem enfrentando. Por fim, pontuam-se algumas considerações acerca da possível atualização e adequação desse princípio à atualidade. Identifica-se que o princípio da supremacia do interesse público ainda possui relevância no Direito Administrativo e no Direito Público como um todo, de modo que o emprego de parâmetros mais objetivos de aplicação pode contribuir com o exercício da função administrativa em compatibilidade com a garantia de direitos privados.
Downloads
Referências
ALESSI, Renato. Instituciones de derecho administrativo. Trad. do italiano para o espanhol por Buenaventura Pellisé Prats. 3. ed. Tomo I. Barcelona: Bosch, 1970.
ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Trad. do alemão para o espanhol por Ernesto Garzón Valdés. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1993.
ÁVILA, Humberto Bergmann. Teoria dos princípios: da definição a aplicação dos princípios jurídicos. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2011.
ÁVILA, Humberto Bergmann. Repensando o “princípio da supremacia do interesse público sobre o particular”. In: SARLET, Ingo Wolgang (org.). O direito público em tempos de crise: estudos em homenagem a Ruy Ruben Ruschel. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999. pp. 99-127.
BORGES, Alice Gonzalez. Supremacia do interesse público: desconstrução ou reconstrução? Revista Brasileira de Direito Público, Belo Horizonte, ano 4, n. 14, jul.-set., 2011, pp. 20-43.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella (org.). Supremacia do interesse público e outros temas relevantes de direito administrativo. São Paulo: Atlas, 2011.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 33. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.
ESCOLA, Héctor Jorge. El interés público como fundamento del derecho administrativo. Buenos Aires: Depalma, 1989.
FIGUEIREDO, Lucia Valle. Curso de direito administrativo. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.
GABARDO, Emerson. Interesse público e subsidiariedade: o estado e a sociedade civil para além do bem e do mal. Belo Horizonte: Fórum, 2009.
HACHEM, Daniel Wunder. Princípio constitucional da supremacia do interesse público. Belo Horizonte: Fórum, 2011.
HOBBES, Thomas. Leviatã. Trad. por João Paulo Monteiro, Maria Beatriz Nizza da Silva e Claudia Berliner. São Paulo: Marlins Fontes, 2003. (Coleção Clássicos Cambridge de Filosofia Política.)
JUSTEN FILHO, Marçal. Conceito de interesse público e a “personalização” do direito administrativo. Revista Trimestral de Direito Público, São Paulo, n. 26, 1999. pp. 117-36.
MARQUES NETO, Floriano Peixoto de Azevedo. Regulação estatal e interesses públicos. São Paulo: Malheiros, 2002.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 27. ed. São Paulo: Malheiros, 2010a.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Discricionariedade e controle jurisdicional. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2010b.
MELLO, Oswaldo Aranha Bandeira de. Princípios gerais de direito administrativo: v. I. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1979.
MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Legitimidade e discricionariedade: novas reflexões sobre os limites e controle da discricionariedade. Rio de Janeiro: Forense, 1998. 124p.
NEQUETE, Eunice Ferreira. Fundamentos históricos da supremacia do interesse público. 2005. Dissertação (Mestrado em Direito do Estado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. 238p.
OSÓRIO, Fabio Medina. Existe uma supremacia do interesse público sobre o privado no direito administrativo?. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, n. 220, pp. 69-107, abr.-jun. 2000.
SARMENTO, Daniel (org.). Interesses públicos versus interesses privados: desconstruindo o princípio da supremacia do interesse público. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2005.
SUNDEFELD, Carlos Ari. Fundamentos do direito público. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.