Avaliação de riscos e o planejamento em contratações de obras públicas
DOI:
https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i7.18Palavras-chave:
Gerenciamento de Riscos, Licitações e Contratos, Obras PúblicasResumo
A proposta deste artigo é analisar a importância da avaliação de riscos em contratos de obras públicas de maneira geral, com a apresentação das fases para o desenvolvimento de um plano de gestão e parâmetros mínimos de identificação, análise qualitativa e quantitativa, estratégia de respostas, monitoramento e controle dos riscos, utilizando uma pesquisa exploratória. Uma matriz classifica em função de probabilidade e impacto, definindo sua priorização. A matriz apresentada propõe algumas ações de atuação, visando o planejamento e monitoramento constante na busca pela otimização dos recursos públicos e entrega da obra com escopo definido, no custo e prazo estabelecidos, com o intuito de atender ao interesse público, nos termos da Lei 8.666/93 que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Todas as ferramentas apresentadas podem ser usadas para uma melhor avaliação dos riscos e um melhor planejamento para contratação de obras públicas para o melhor atendimento do escopo, prazo e custo estabelecido.
Downloads
Referências
ARAÚJO, A. M. C. Gerenciamento de riscos em contratos de obras pública. 2012. 167 f. Dissertação (Mestrado em Estrutura de Construção Civil) – Faculdade de Tecnologia da Universidadede Brasília – Brasília, 2012.
BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI da ConstituiçãoFederal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. Diário Oficial daUnião. Brasília, 21 jun. 1993.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA (CONFEA).
Resolução nº 361. Dispõe sobre a conceituação de Projeto Básico em consultoria de engenharia,arquitetura e agronomia. Brasília: Confea, 1991.
CALDEIRA, D. M.; CARVALHO, M. T. M. Gestão de riscos em obras públicas: perspectivas e debates recentes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DACONSTRUÇÃO, 9. Anais […] São Carlos: UFSC, out. 2015.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia de conhecimento em gerenciamento de projeto: (GUIA PMBOK®). 5. ed. [Sl: sn.], 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Simetria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.