Convênios da Secretaria Municipal de Educação de Diadema com o Terceiro Setor

resultados de uma pesquisa documental

Autores

  • Claudia Lima Monteiro Doutoranda, mestra e graduada em Serviço Social, com especializações em Saúde do Trabalhador, Gestão em Saúde e Impactos da Violência à Saúde. Atuação profissional nas áreas de saúde pública, habitação popular e docência.

DOI:

https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i7.14

Palavras-chave:

Política pública, Educação, Convênios

Resumo

A Constituição Federal de 1988 assegura a educação como dever do Estado e direito universal dos brasileiros. A Lei Federal nº 11.494, de 20/6/2007, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), permite o estabelecimento de convênios entre Secretarias Municipais de Educação e o terceiro setor, representado por organizações não governamentais, sem fins lucrativos. Considerando a amplitude da área educacional, a indagação é: quais são os objetos de convênios da Secretaria Municipal da Educação de Diadema? Nesse sentido, o objetivo deste artigo é verificar o objeto dos convênios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Diadema, com vistas a contribuir para a visibilização e publicização dos convênios existentes. Trata-se de uma pesquisa documental, realizada em fevereiro de 2020 no Portal da Transparência do site institucional da Prefeitura Municipal de Diadema (PMD), por meio da seleção da aba “convênios” e seleção posterior do ano de referência e Secretaria. O resultado desta consulta identificou que no período de 2014 a 2019 a Secretaria Municipal de Educação de Diadema estabeleceu 58 contratos de convênios com 17 entidades (termo utilizado no Portal da Transparência), direcionados para 03 objetos: vagas para creche, atendimento na educação especial e realização de oficinas culturais a alunos matriculados nas escolas municipais. Verificou-se a predominância de convênios para vagas para creches, situação idêntica no município de São Bernardo do Campo, conforme estudo apresentado por Almeida (2014). Podemos inferir que este direcionamento seja resultante da alta demanda por vagas de creches.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Volnei Bispo de. As parcerias público-privadas na educação infantil. 2014. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Humanidades e Direitos, Universidade Metodista de São Paulo,São Paulo, 2014.

ABC carece de 20 mil vagas na pré-escola. Repórter Diário, ABC, 22 de agosto de 2014. Disponível em: https://www.reporterdiario.com.br/ noticia/474898/abc-carece-de-20-mil-vagas-na-pre--escola/ Acesso em 20 ago 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: CentroGráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de quetrata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n o 10.195, de 14de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis n os 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Brasília: Casa Civil,2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11494.htm Acesso em 13 set 2020.

BRASIL. Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014. Estabelece o regime jurídico das parcerias entrea administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, paraa consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades oude projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração,em termos de fomento ou em acordos de cooperação; define diretrizes para a política de fomento, decolaboração e de cooperação com organizações da sociedade civil; e altera as Leis nºs 8.429, de 2 dejunho de 1992, e 9.790, de 23 de março de 1999. (Redação dada pela Lei nº 13.204, de 2015). Brasília: Casa Civil, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13019. htm Acesso em 30 ago 2020.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

COSTA, Daiane Vieira Melo. O controle dos repasses públicos ao terceiro setor no estado deSão Paulo e a Lei nº 13.029/14: um olhar crítico para a atuação das entidades sem fins lucrativos.

Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2018.

DIADEMA. Portal da Transparência. Diadema: PMD, 2020b. Disponível em: http://www.diadema.sp.gov.br/portal-da-transparencia. Acesso em: 10 ago 2020.

DIADEMA. Lei Municipal 843, de 06 de junho de 1986. Concede subvenções sociais à Irmandade daSanta Casa de Misericórdia de Diadema; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; Ligade Futebol Amador de Diadema e Liga Diademense de Futebol de Salão, na forma que especifica, e dáoutras providências. Diadema: Legislação Municipal, [1986]. Disponível em: http://www.cmdiadema.

sp.gov.br/legislacao/leisintegra.php? chave =84386 Acesso em 20 ago 2020.

DIADEMA. Lei Municipal 943, de 29 de abril de 1988. Concede subvenção a Associação dePais e Amigos dos Excepcionais de Diadema -APAE; Irmandade Santa Casa de Misericórdia deDiadema; Lar Espírita “O Bom Samaritano”; Club de Mães do Jardim dos Navegantes; Lar do Ancião; Sociedade Cultural dos Amigos do Bairro Jardim das Nações; Lar de Menores São José; LarEspírita Luz e Amor; Sociedade Diademense de Proteção ao Menor-SODIPROM; Centro de Convivência Infanto-Juvenil “BETEL”; Comunidade Inamar de Educação e Assistência Social; CentroComunitário do Jardim Santa Rita e Obra Social São Francisco Xavier; e dá outras providências.

Diadema: Legislação Municipal, [1988]. Disponível em: http://www.cmdiadema.sp.gov.br/legislacao/leis_integra.php? chave=94388 Acesso em 20 ago 2020.

DIADEMA. Lei Municipal nº 1009, de 03 de maior de 1989. Concede subvenções sociais à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Centro Comunitário do Jardim Santa Rita, Centro deConvivência Infanto-Juvenil “BETEL”, Clube de Mães do Jardim dos Navegantes, Irmandade daSanta Casa de Misericórdia de Diadema, Lar Espírita “Luz e Amor”, Lar Espírita “O Bom Samaritano”, Lar de Menores São José, Lar do Ancião, Obra Social São Francisco Xavier, Sociedade Culturaldos Amigos do Bairro Jardim das Nações e Sociedade Diademense de Proteção ao Menor - SODIPROM, e dá outras providências. Diadema: Legislação Municipal, [1989]. Disponível em: http://www.cmdiadema.sp.gov.br/legislacao/leisintegra. php?chave=100989 Acesso em 20 ago 2020.

DIADEMA. Lei Municipal nº 1059, de 25 de abril de 1990. Concede subvenção Social à APAE-Associação de Pais a Amigos dos Excepcionais e autoriza o Poder Executivo a proceder a aberturade Crédito Suplementar. Diadema: Legislação Municipal, [1990]. Disponível em: http://www.cmdiadema. sp.gov.br/legislacao/leis_integra.php?chave=105990 Acesso em 20 ago 2020.

DIADEMA. Lei Municipal nº 1.076, de 06 de julho de 1990. Concede subvenções sociais a entidades assistenciais na forma que especifica e dá outras providências (quatorze entidades). Diadema:Legislação Municipal, [1990]. Disponível em: http://www.cmdiadema.sp.gov.br/legislacao/leis_integra.php?chave=107690. Acesso em 20 ago 2020.

DIADEMA. Lei Municipal 1276, de 06 de outubro de 1993. Autoriza o Poder Executivo a celebrar Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com entidades assistenciais para prestação deserviços à população. Diadema: Legislação Municipal, [1993]. Disponível em:http://www.cmdiadema.sp.gov.br/ legislacao/ leis_integra.php?chave=127693 Acesso em 26 ago 2020.

DIADEMA. Lei Municipal nº 2.328, de 28 de maio de 2004. Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Diadema,objetivando atendimento especializado à pessoa portadora de deficiência mental. Diadema: Legislação Municipal, [2004]. Disponível em: http://www.cmdiadema.sp.gov.br/legislacao/leis_ integra.

php?chave=232804 Acesso em 20 ago 2020.

DIADEMA. Lei Municipal nº 2.412, de 11 de julho de 2005. Autoriza o poder executivo a concedersubvenções na forma que especifica. Diadema: Legislação Municipal, [2005]. Disponível em: http://www.cmdiadema.sp.gov.br/legislacao/leis_integra.php?chave=241205 Acesso em 20 ago 2020.

DIADEMA. Lei Ordinária nº 2565/2006, de 27 de outubro de 2006. Autoriza o poder executivo, através da Secretaria de Saúde, a celebrar convênios de cooperação técnica e financeira comentidades filantrópicas e/ou sem fins lucrativos, visando o atendimento da população na área desaúde, mediante recursos advindos do Sistema Único de Saúde – SUS. Diadema: Legislação Municipal, [2006]. Disponível em: http://www.cmdiadema.sp.gov.br/legislacao/leis_integra.php? chave= 256506 Acesso em 26 ago 2020.

DIADEMA. Lei Municipal 2.693, de 21 de dezembro de 2007. Autoriza o Poder Executivo, porintermédio da Secretaria de Saúde, a celebrar convênio de cooperação técnica e financeira com entidades filantrópicas e/ou sem fins lucrativos, visando o atendimento da população na área de saúde,mediante o desenvolvimento de ações e programas de atenção, promoção e recuperação da saúdeno complexo de unidades do Quarteirão da Saúde. Diadema: Legislação Municipal, [2007]. Disponível em: http://www.cmdiadema.sp.gov.br/legislacao/leis_ integra.php?chave=269307 Acessoem 20 jul 2020.

DIADEMA. Manual Básico: gestão financeira dos repasses públicos e prestação de contas terceirosetor. Diadema: PMD, 2020a. Disponível em: http://scriptcaseprod9.diadema.sp.gov.br/ arquivos_gestao_ convenios/uploads/convenios_pmd_20200127144419.pdf Acesso em 20 jul 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades e Estados.

2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/diadema.html?. Acesso em01 fev 2020.

MONTEIRO, Claudia Lima. Redução da jornada de trabalho de assistentes sociais para 30horas semanais: análise da experiência na prefeitura do município de Diadema-São Paulo. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social,Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

OLIVEIRA, Jaqueline dos Santos. Oferta educacional nas creches e parcerias público privadonos municípios paulistas de 100.000 a 500.000 habitantes. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio deMesquita Filho”, Rio Claro, 2010.

REALI, Mário; ALLI, Sérgio. A cidade de Diadema e o Estatuto da Cidade. In: O ESTATUTOda Cidade comentado. São Paulo: Ministério das Cidades: Aliança das Cidades, 2010. Disponívelem: https://citiesalliance.org/sites/default/files/CA_Images/CityStatuteofBrazil_Port_Ch3.pdf.Acesso em: 22 ago 2020.

SÃO PAULO (Estado). Tribunal de Contas. Manual básico: repasses públicos ao terceiro setor.

São Paulo: TCESP, 2016. Disponível em: https://www.tce.sp.gov.br/sites/default/files/publicacoes/repasses_publicos_terceiro_setor.pdf Acesso em 10 out 2020.

SPOSATI, Aldaíza (coord.); RAMOS, Frederico; GAMBARDELLA, Alice. Topografia social deDiadema. Diadema: PMD/Cedest/PUC-SP, 2009.

Downloads

Publicado

07/10/2021

Como Citar

Monteiro, C. L. . (2021). Convênios da Secretaria Municipal de Educação de Diadema com o Terceiro Setor: resultados de uma pesquisa documental. Revista Simetria Do Tribunal De Contas Do Município De São Paulo, 1(7), 103–115. https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i7.14

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.