Educação remota emergencial e ensino a distância no Brasil a partir da pandemia

Autores

  • Francisco José Martins
  • Silvio Luiz da Costa
  • Fabiane Ferraz Silveira Fogaça
  • Quesia Postigo Kamimura
  • Jair Gustavo de Mello Torres

DOI:

https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i10.112

Palavras-chave:

Ensino superior, Educação a distância (EaD), Educação remota emergencial (ERE), Covid-19, Acesso à educação superior

Resumo

No ano de 2020, o Brasil e o mundo foram acometidos pela pandemia de covid-19, situação que levou ao estabelecimento do protocolo de distanciamento social pelas autoridades sanitárias. Todos os setores foram drasticamente atingidos, e o educacional, consequentemente, não ficou de fora. As aulas remotas e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) ficaram em evidência como única forma de cumprimento do protocolo de distanciamento imposto pela pandemia de covid-19 às instituições de ensino e escolas de todo o país. Este trabalho contextualiza a Educação Remota Emergencial (ERE) e aponta para a evidência da educação a distância (EaD) como possibilidade de acesso nos segmentos da educação, em especial o nível superior. O estudo objetiva refletir sobre os impactos da Educação Remota Emergencial na consolidação do uso das TDICs no ambiente educacional e na ampliação do acesso à educação superior no Brasil. Quanto aos objetivos gerais, a pesquisa pode ser classificada como exploratória, de abordagem qualitativa. Concernente à natureza, é uma pesquisa aplicada e referente aos procedimentos técnicos, como documental. Como resultados, obteve-se evidência de que a EaD no Brasil foi impulsionada pela Educação Remota Emergencial, amplamente utilizada em função das restrições do isolamento social em tempos de pandemia. Observou-se ainda que, para melhor democratização do ensino superior no país, há necessidade de investimentos em infraestrutura, visando a ampliação do acesso à rede de banda larga e a conteúdos educacionais em todos os níveis. Como conclusão, pode-se mencionar que a EaD contribui para a expansão do ensino superior. Porém, para uma efetiva democratização do acesso ao ensino em qualquer nível, são necessários profundos esforços de pesquisa, investimentos e atualização pedagógica.

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Biografia do Autor

Francisco José Martins

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidad de Taubaté (Unitau).

Silvio Luiz da Costa

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade de Taubaté.

Fabiane Ferraz Silveira Fogaça

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Titular da Universidade de Taubaté.

Quesia Postigo Kamimura

Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professor Assistente Doutor da Universidade de Taubaté.

Jair Gustavo de Mello Torres

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (Unip). Professor da Unip e do Senac – São José dos Campos.

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Publicado

16/12/2022

Como Citar

Martins, F. J., Costa, S. L. da, Ferraz Silveira Fogaça, F., Kamimura, Q. P. K., & de Mello Torres , J. G. . (2022). Educação remota emergencial e ensino a distância no Brasil a partir da pandemia. Revista Simetria Do Tribunal De Contas Do Município De São Paulo, 1(10), 97–120. https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i10.112

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