Auditoria operacional na área da educação sob a ótica da eficiência

Autores

  • Luiz Gilberto Monclaro Mury Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pelo PPGEEI da UFRGS, mestre em Engenharia de Produção e graduado em Economia pela UFRGS. Possui especialização em Marketing Internacional na European School of Business em Reutlingen, Alemanha. Auditor público no Tribunal de Contas do RS.

DOI:

https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i8.101

Palavras-chave:

Auditoria Operacional, Tribunal de Contas, Ensino fundamental, Eficiência

Resumo

Este artigo visa apresentar um caso prático de auditoria operacional na área de educação a partir de análise comparativa entre a eficiência de escolas públicas do ensino fundamental em cinco municípios do Rio Grande do Sul, selecionados por meio da técnica de clusterização. Com base na metodologia Análise Envoltória de Dados, e usando as seguintes variáveis de entrada: gasto por aluno, número de alunos por computador/ tablet, número de alunos por professor e nível socioeconômico dos estudantes, e, como variável de saída, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb 2019, objetivou-se medir o nível de eficiência das escolas desses municípios. A pesquisa conduzida identificou que do universo amostral de 21 escolas com dados disponíveis, apenas 4 alcançaram 100% de eficiência.

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Publicado

01/02/2022

Como Citar

Mury, L. G. M. (2022). Auditoria operacional na área da educação sob a ótica da eficiência. Revista Simetria Do Tribunal De Contas Do Município De São Paulo, 1(8), 53–63. https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i8.101

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