Análise Comparativa do Investimento em Educação em Diferentes municípios da Grande São Paulo, incluindo a Capital, e suas Possíveis Correlações com a melhora da Qualidade do Ensino através do IDEB*

Autores

  • Raul Capp Pallotta Professor Doutor em Odontologia pela Universidade de São Paulo. Analista Administrativo – Área Administrativa. Coordenador de Administração e Finanças da Superintendência Regional do DNIT no Estado de São Paulo
  • Raul Soares Félix Graduado em Direito. Corretor de imóveis e perito judicial

DOI:

https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i4.56

Palavras-chave:

Educação, IDEB, Educação Básica

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar os investimentos educacionais realizados (por aluno) entre os anos de 2008 e 2015 em educação infantil (EI), ensino fundamental (EF) e educação básica (EB), além das despesas com professores nos municípios de Barueri, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, São Bernardo Campo, São Caetano do Sul e São Paulo, buscando verificar possíveis correlações com a melhora na qualidade do ensino medido através do IDEB. Foi realizada a análise dos dados obtidos dos municípios no SIOPE, junto ao portal do FNDE. Da análise dos dados, é possível verificar que São Caetano do Sul (SCS) apresenta os maiores investimentos em EB e EF e despesas com professores, enquanto São Paulo (SP) tem gastos maiores em EI durante períodos específicos. Refletem-se estas despesas com um valor maior de IDEB para SCS. Assim, os resultados do IDEB mostram SCS acima dos demais, seguido por São Bernardo do Campo, tendo Barueri e Mogi das Cruzes valores próximos e acima de 6,0, valor este que só foi alcançado por Guarulhos em 2015 e que permanece quase atingido para Osasco (5,9). São Paulo, a despeito do investimento por aluno em EI e EF e do aumento em relação aos gastos com professores, teve o menor valor do IDEB.

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Publicado

08/06/2018

Como Citar

Pallotta, R. C. ., & Félix, R. S. (2018). Análise Comparativa do Investimento em Educação em Diferentes municípios da Grande São Paulo, incluindo a Capital, e suas Possíveis Correlações com a melhora da Qualidade do Ensino através do IDEB*. Revista Simetria Do Tribunal De Contas Do Município De São Paulo, 1(4), 96–109. https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i4.56

Edição

Seção

Políticas Públicas

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