ETEC CEPAM

Modelo de ensino técnico nas áreas governamental e social no Brasil

Authors

  • André Galindo da Costa Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista e Licenciado em Administração pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Assessor de Gabinete da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo
  • Daniel Tonelo Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista e Licenciado em Administração pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. Professor e coordenador pedagógico da ETEC Cepam

DOI:

https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i1.89

Keywords:

Technical Education, Public field, ETEC Cepam, Public policies, Curriculum guidelines

Abstract

This work provides a description of the ETEC Cepam, a public technical school responsible for offering courses oriented towards Social Sciences and Public Policy. It shows how education in the public sector in Brazil has developed throughout history until it became known as Public Policies Course. The ETEC Cepam is related to the field of Public Policy as well as a pioneer in technical education for Public Management in Brazil. It has been characterized by very specific pedagogical guidelines that prioritizes the critical analysis of reality and practical activities. Today ETEC Cepam is constituted as a partnership between the Paula Souza Technology Center and Cepam and offers technical courses in Management of Public Policy, Legislative and Community Orientation. This research is also designed to launch knowledge and ideas that will be a basis for further work and investigation.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Reforma doEstado nos anos 1990, lógica e mecanismos decontrole. Lua Nova, n. 45, p. 49-95, jul. 1998.

CEETEPS. Perfil e Histórico. Disponível em:<http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/quem-somos/ perfil-historico/>. Acesso em: 20 set. 2014.

CENTRO PAULA SOUZA. Plano de Cursode Técnico em Gestão de Políticas Públicas. Disponível em: <http://www.gestaopublica.etc.br/cursos> Acesso em: 20 set. 2014.Publicação 2012a.

CENTRO PAULA SOUZA. Plano de Curso de Técnico Legislativo. Disponível em:<http://www.gestaopublica.etc.br/cursos>.

Acesso em: 20 set. 2014. Publicação: 2012b.

CENTRO PAULA SOUZA. Plano de Cursode Técnico em Orientação Comunitária.

Disponível em: <http://www.gestaopublica.

etc.br/cursos>. Acesso em: 20 set. 2014. Publicação: 2014a.

CENTRO PAULA SOUZA. Plano Plurianualde Gestão 2014 – 2018 ETEC Cepam. Disponível em: <http://www.gestaopublica.etc.br/plano> Acesso em: 20 de set. 2014. Publicação:2014b.

CEPAM. Institucional. Disponível em:<http://www.cepam.org/institucional/quemsomos.aspx> Acesso em: 20 set. 2014.

COELHO, Fernando de Souza ; NICOLINI, Alexandre Mendes. Como tudo começou?Apontamentos Históricos sobre a Implantaçãodo Ensino de Graduação em Administração Pública no Brasil (1952-1965). Temas de Administração Pública (UNESP. Araraquara), v. 2,p. 1-15, 2011.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala.

41 ed. Rio de Janeiro, Record, 2000.

GESTAO PÚBLICA. ETEC Cepam. Disponível em: <http://www.gestaopublica.etc.br/>.Acesso em: 20 de set. 2014.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes doBrasil. 8 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.

JACOMETTI, Márcio. Reflexões sobre o contexto institucional brasileiro contemporâneo e astransformações na educação profissional. Educar.

Curitiba, ed. UFPR, nº 32, p. 233-250, 2008.

KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise ManzyFrayze. História do Brasil. 8 ed. São Paulo,Atual, 2003.

MARTINS, Ângela Maria. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio: Avaliaçãode documento. Cadernos de Pesquisa. nº 109,p. 67 – 8, mar. 2000.

NUNES, Edson. A gramática política no Brasil: clientelismo e insulamento burocrático.

3 ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2003.

PIERO, Alexandre, RIBEIRO, Erika Caracho. Aárea de Públicas no nível médio técnico: a experiência da ETEC CEPAM. Temas de Administração Pública. v. 3, n. 6, ed. especial, 2012.

PIRES, Valdemir. SUYLAN, Midlej. FONSECA, Sérgio de Azevedo. VENDRAMINI,Patrícia. COELHO, Fernando Souza. Campode Públicas no Brasil: Definição, movimentoconstitutivo e desafios atuais. AdministraçãoPública e Gestão Social. 6(3), jul/set 2014.

RABELO, Fernanda Lima. O DASP e o combate à ineficiência nos serviços públicos: a atuaçãode uma elite técnica na formação do funcionalismo público no Estado Novo (1937-1945) Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. vol. 3, n. 6, dez. 2011.

SAVIANI, Demerval. O legado educacional doregime militar. Caderno Cedes. Campinas, v.

28, nº 76, p. 291-312, set. /dez. 2008.

UNESCO. Relatório da reunião educaçãopara o século XXI. Paris, UNESCO, 1994.

UOL EDUCAÇÃO. Menos de 1% das escolas brasileiras têm infraestrutura ideal.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/06/04/menos-de-1-das-escolas-brasileiras-tem-infraestrutura-ideal.htmAcesso em: 20 set. 2014. Data de publicação:jun. 2013.

Published

04/01/2016

How to Cite

Costa, A. G. da ., & Tonelo, D. . (2016). ETEC CEPAM: Modelo de ensino técnico nas áreas governamental e social no Brasil . Revista Simetria Do Tribunal De Contas Do Município De São Paulo, 1(1), 32–40. https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i1.89

Issue

Section

Políticas Públicas

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.