FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS EM DIREITOS HUMANOS E GÊNERO: O CASO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i14.219Palavras-chave:
Educação de gênero, Formação profissional, Igualdade de gêneroResumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a experiência de formação em direitos das mulheres. Esta iniciativa surgiu do trabalho colaborativo entre a Comissão de Redes de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Cidade de São Paulo e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O público ao qual o curso foi direcionado foram servidores públicos que trabalham diretamente com equipamentos e serviços públicos voltados para mulheres; Isto com o objetivo de gerar uma maior compreensão da ligação entre o planeamento e implementação do orçamento e a luta contra a violência contra as mulheres.
Downloads
Referências
BARRETT, Richard. Liberating the corporate soul. Londres: Routledge, 1997.
BARTOLOMÉ, Margarita Pina. trayectoria educativa de la mujer: la lucha inacabada. In: FLECHA GARCÍA, Consuelo; TORRES RAMÍREZ, Isabel (ed.). La mujer, nueva realidad, respuestas nuevas. Madrid: Narcea, 1993. p. 49-84.
BLUMENTAL, Barbara; HASPESLAGH, Philippe. Toward a definition of corporate transformation. Sloan Management Review, v. 35, n. 3, p. 101-107, 1994.
BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília: Casa Civil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm.
BUSTOS ROMERO, Olga Livier. La formación del género: el impacto de la socialización a través de la educación. In: MEXICO. Consejo Nacional de Población. Antología de la Sexualidad humana. México, D.F: Consejo Nacional de Población, noviembre, 1994. p.267-299.
CHILD, John; SMITH, Chris. The context and process of organizational transformation – Cadbury limited in its sector, Journal of Management Studies, v. 24, n. 6, p. 565-593, 1987.
HERNÁNDEZ, Gregorio Calderón; CASTAÑO, Juliana Cuartas; GIRALDO, Claudia Milena Álvarez. Transformación organizacional y prácticas innovadoras de gestión humana, Innovar, v. 35, n. 35, p.83-104, sept./dec. 2009.
HIERRO, Graciela. Naturaleza y Fines de la Educación Superior. México DF: Dirección general de Publicaciones, UNAM, 1994.
IBGE. IBGE Cidades. Brasilia, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/.
IIPE-UNESCO. Educación y género: documento de eje. Buenos Aires: IIPE-UNESCO, 2019.
LÓPEZ, María Julia Diz. La perspectiva de género en instituciones de formación. Propuestas para la orientación profesional. Cuaderno de Pedagogía Universitaria, v. 18, n. 36, p. 115-127, 2021.
MÁRQUEZ, Ana Maria Moreno. Género, formación profesional e inserción laboral. Asparkía Investigació Feminista, n. 38, p. 83-104, 2021.
MILENAAR, Verónica. Políticas de empleo con enfoque de género: formación laboral no tradicionales para mujeres. Cadernos Pagu, n. 51, p. 1-31, 2017.
MORENO, Emilia. La transmisión de modelos sexistas en la escuela. In: GUERRA, Miguel Ángel Santos (ed.). El harén pedagógico: perspectiva de género en la organización escolar. 3. ed. Barcelona: Graó, 2000.
NEWMAN, Karen. Organizational transformation during institutional upheaval. The Academy of Management Review, v. 25, n. 3, p. 602-619, 2000.
OIT. ¿Por qué incorporar la perspectiva de género en la formación profesional actual?. [S. l.]: OIT, 2013. Disponível em: https://www.oitcinterfor.org/p%C3%A1gina-libro/%C2%BFpor-qu%C3%A9-incorporar-perspectiva-g%C3%A9nero-formaci%C3%B3n-profesional-actual.
ORTIZ, Rosa María González. Un modelo educativo para la equidad de género. Alternativas en psicología, n. 18, p. 11-21, mayo, 2015.
PAZ, Anabel Naranjo. La formación del profesional desde el enfoque de género: una necesidad en el contexto educativo. EFDeportes, v. 19, n. 192, p. 1, 2014.
SÃO PAULO (Município). Tribunal de Contas do Município. Institucional. São Paulo: TCMSP, 2022a. Disponível em: https://portal.tcm.sp.gov.br/Pagina/91.
SÃO PAULO (Município). Tribunal de Contas do Município. Presidente do TCMSP integra GT para promoção da igualdade de gênero nos Tribunais de Contas. São Paulo: EGC, 2022b. Disponível em: https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/noticias/3020-presidente-do-tcmsp-integra-gt-para-promocao-da-igualdade-de-genero-nos-tribunais-de-contas?highlight=WyJnXHUwMGVhbmVybyJd.
SÃO PAULO (Município). Tribunal de Contas do Município. Ação educacional e formativa para a rede de enfrentamento à violência do município de São Paulo. São Paulo: TCMSP, 2022c.
SÃO PAULO (Município). Tribunal de Contas do Município. Projeto Pedagógico de Especialização em Gênero. São Paulo: TCMSP, 2022d.
SILVA-GONZÁLEZ, Luis; PÉREZ-VÉLIZ, Alie; PÁEZ-CUBA, Lisett Daymaris. La formación del profesional desde el enfoque de género en el Derecho Penal cubano. Revista De Educación Y Derecho, n. 16, p. 1-18, 2017.
UNESCO. Educación e igualdad de género. [S. l.]: UNESCO, 2022. Disponível em: https://es.unesco.org/themes/educacion-igualdad-genero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.