FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS EM DIREITOS HUMANOS E GÊNERO: O CASO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Autores

  • Andre Galindo da COSTA Escola Superior de Gestão e Contas do TCMSP

DOI:

https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i14.219

Palavras-chave:

Educação de gênero, Formação profissional, Igualdade de gênero

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a experiência de formação em direitos das mulheres. Esta iniciativa surgiu do trabalho colaborativo entre a Comissão de Redes de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Cidade de São Paulo e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O público ao qual o curso foi direcionado foram servidores públicos que trabalham diretamente com equipamentos e serviços públicos voltados para mulheres; Isto com o objetivo de gerar uma maior compreensão da ligação entre o planeamento e implementação do orçamento e a luta contra a violência contra as mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETT, Richard. Liberating the corporate soul. ‎ Londres: Routledge, 1997.

BARTOLOMÉ, Margarita Pina. trayectoria educativa de la mujer: la lucha inacabada. In: FLECHA GARCÍA, Consuelo; TORRES RAMÍREZ, Isabel (ed.). La mujer, nueva realidad, respuestas nuevas. Madrid: Narcea, 1993. p. 49-84.

BLUMENTAL, Barbara; HASPESLAGH, Philippe. Toward a definition of corporate transformation. Sloan Management Review, v. 35, n. 3, p. 101-107, 1994.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília: Casa Civil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm.

BUSTOS ROMERO, Olga Livier. La formación del género: el impacto de la socialización a través de la educación. In: MEXICO. Consejo Nacional de Población. Antología de la Sexualidad humana. México, D.F: Consejo Nacional de Población, noviembre, 1994. p.267-299.

CHILD, John; SMITH, Chris. The context and process of organizational transformation – Cadbury limited in its sector, Journal of Management Studies, v. 24, n. 6, p. 565-593, 1987.

HERNÁNDEZ, Gregorio Calderón; CASTAÑO, Juliana Cuartas; GIRALDO, Claudia Milena Álvarez. Transformación organizacional y prácticas innovadoras de gestión humana, Innovar, v. 35, n. 35, p.83-104, sept./dec. 2009.

HIERRO, Graciela. Naturaleza y Fines de la Educación Superior. México DF: Dirección general de Publicaciones, UNAM, 1994.

IBGE. IBGE Cidades. Brasilia, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/.

IIPE-UNESCO. Educación y género: documento de eje. Buenos Aires: IIPE-UNESCO, 2019.

LÓPEZ, María Julia Diz. La perspectiva de género en instituciones de formación. Propuestas para la orientación profesional. Cuaderno de Pedagogía Universitaria, v. 18, n. 36, p. 115-127, 2021.

MÁRQUEZ, Ana Maria Moreno. Género, formación profesional e inserción laboral. Asparkía Investigació Feminista, n. 38, p. 83-104, 2021.

MILENAAR, Verónica. Políticas de empleo con enfoque de género: formación laboral no tradicionales para mujeres. Cadernos Pagu, n. 51, p. 1-31, 2017.

MORENO, Emilia. La transmisión de modelos sexistas en la escuela. In: GUERRA, Miguel Ángel Santos (ed.). El harén pedagógico: perspectiva de género en la organización escolar. 3. ed. Barcelona: Graó, 2000.

NEWMAN, Karen. Organizational transformation during institutional upheaval. The Academy of Management Review, v. 25, n. 3, p. 602-619, 2000.

OIT. ¿Por qué incorporar la perspectiva de género en la formación profesional actual?. [S. l.]: OIT, 2013. Disponível em: https://www.oitcinterfor.org/p%C3%A1gina-libro/%C2%BFpor-qu%C3%A9-incorporar-perspectiva-g%C3%A9nero-formaci%C3%B3n-profesional-actual.

ORTIZ, Rosa María González. Un modelo educativo para la equidad de género. Alternativas en psicología, n. 18, p. 11-21, mayo, 2015.

PAZ, Anabel Naranjo. La formación del profesional desde el enfoque de género: una necesidad en el contexto educativo. EFDeportes, v. 19, n. 192, p. 1, 2014.

SÃO PAULO (Município). Tribunal de Contas do Município. Institucional. São Paulo: TCMSP, 2022a. Disponível em: https://portal.tcm.sp.gov.br/Pagina/91.

SÃO PAULO (Município). Tribunal de Contas do Município. Presidente do TCMSP integra GT para promoção da igualdade de gênero nos Tribunais de Contas. São Paulo: EGC, 2022b. Disponível em: https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/noticias/3020-presidente-do-tcmsp-integra-gt-para-promocao-da-igualdade-de-genero-nos-tribunais-de-contas?highlight=WyJnXHUwMGVhbmVybyJd.

SÃO PAULO (Município). Tribunal de Contas do Município. Ação educacional e formativa para a rede de enfrentamento à violência do município de São Paulo. São Paulo: TCMSP, 2022c.

SÃO PAULO (Município). Tribunal de Contas do Município. Projeto Pedagógico de Especialização em Gênero. São Paulo: TCMSP, 2022d.

SILVA-GONZÁLEZ, Luis; PÉREZ-VÉLIZ, Alie; PÁEZ-CUBA, Lisett Daymaris. La formación del profesional desde el enfoque de género en el Derecho Penal cubano. Revista De Educación Y Derecho, n. 16, p. 1-18, 2017.

UNESCO. Educación e igualdad de género. [S. l.]: UNESCO, 2022. Disponível em: https://es.unesco.org/themes/educacion-igualdad-genero.

Downloads

Publicado

19/12/2024

Como Citar

COSTA, A. G. da. (2024). FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS EM DIREITOS HUMANOS E GÊNERO: O CASO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Revista Simetria Do Tribunal De Contas Do Município De São Paulo, 1(14), 167–180. https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i14.219

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.