Avaliando desigualdade por meio da auditoria operacional

Um estudo de caso na área da educação sob a ótica da equidade

Autores/as

  • Luiz Gilberto Monclaro Mury Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i9.117

Palabras clave:

Auditoria operacional, Tribunal de Contas, Ensino fundamental, Equidade

Resumen

Este artigo objetiva avaliar se existe desigualdade entre escolas da rede municipal de ensino de quatro cidades do Rio Grande do Sul, selecionadas por meio da técnica de clusterização. Com foco no princípio da equidade, foram comparados dados da adequação da formação dos docentes do ensino fundamental, do censo escolar e do nível de aprendizado com base nas notas da Prova Brasil de 2019. A pesquisa demonstrou que existem oportunidades para redução de desigualdades, principalmente em alguns quesitos relacionados à infraestrutura escolar e à formação dos docentes da educação básica.

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Biografía del autor/a

Luiz Gilberto Monclaro Mury, Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS e auditor público externo do TCE/RS.

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Publicado

2022-06-27

Cómo citar

Monclaro Mury, L. G. (2022). Avaliando desigualdade por meio da auditoria operacional: Um estudo de caso na área da educação sob a ótica da equidade. Revista Simetria Do Tribunal De Contas Do Município De São Paulo, 1(9), 164–179. https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i9.117

Número

Sección

Caderno Especial: Redução das desigualdades - ODS 10

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