A relevância dos Tribunais de Contas na consolidação do Estado democrático e de direito
DOI:
https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i3.71Palavras-chave:
Tribunal de Contas, Controle Externo, Probidade AdministrativaResumo
O presente artigo tem por escopo demonstrar a relevância e a essencialidade dos Tribunais de Contas, em todos os âmbitos da Federação, para a manutenção do Estado Democrático de Direito, principalmente após a promulgação da Constituição Federal de 1988, analisando, desta forma, suas principais atribuições constitucionais, em especial, o controle das contas públicas e o auxílio ao Poder Legislativo no controle externo da Administração Pública. Ademais, mostrar-se-á, que tais Cortes de Contas são Instituições sui generis, uma vez que não pertencem e nem estão subordinadas a nenhum dos três Poderes do Estado, ocupando, portanto, um lugar peculiar em nosso sistema político-organizacional. Além disso, restará demonstrado que os Tribunais de Contas são fundamentais para a transparência dos atos públicos e para a probidade administrativa, temas que são de suma importância no cenário atual, tendo em vista a crise política, econômica, ética e moral em que nos encontramos.
Downloads
Referências
BRITTO, Carlos Ayres. Interesse Público. O Re¬gime Constitucional de Contas. Porto Alegre: n.13, 2002.
BUZAID, Alfredo. O Tribunal de Contas do Brasil. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 62, n. 2, p. 37-62, dec. 1966. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2017.
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 25. ed., 2012.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Admi-nistrativo. São Paulo: Atlas, 28. ed., 2015.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Municipal Bra¬sileiro. São Paulo: Malheiros, 17. ed., 2013.
MELLO FILHO, José Celso de. Constituição Fe¬deral Anotada. São Paulo: Saraiva, 2. ed., 1986.
MELO, Paulo Sergio Ferreira. A natureza jurídi¬ca das decisões dos Tribunais de Contas. In: Âm¬bito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 89, jun 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com. br/site/?n_link =revista_artigos_leitura&artigo_ id=9704&revista_caderno=4>. Acesso em: 16 maio 2017.
MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 7. ed., 2012.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 28. ed., 2012.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Cons-titucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 35. ed., 2012.
TORRES, Ricardo Lobo. O Tribunal de Contas e o controle da legalidade, economicidade e le¬gitimidade. Revista do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, v. 13, n. 22, jul. 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Simetria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.