Observatório de Políticas Públicas do TCMSP

Reflexões do Grupo de Trabalho de Educação

Authors

  • Aline Berger Ceresino Agente de Fiscalização do TCMSP, coordenadorachefe de Fiscalização e Controle II, graduada em Engenharia Civil na Universidade Federal do Espírito Santo e em Direito no Centro Universitário Estácio de São Paulo. Integrante do GT Educação do Observatório do TCMSP
  • Ananda Grinkraut Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, desde 2016. Atuou em organizações da sociedade civil na defesa do direito à educação, como professora e pesquisadora no ensino superior e é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2019).
  • Clovis Bueno de Azevedo Graduado em Administração Pública pela FGV EAESP e em Ciências Sociais pela FFLCH/USP, onde também obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência Política. Servidor de carreira aposentado da Prefeitura do Município de São Paulo; professor e chefe do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP. Integrante do GT Educação do Observatório do TCMSP
  • João Roberto Fernandes de Lima Auditor do TCMSP desde 2006, graduado em Administração Pública pela Unesp e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV. Integrante do GT Educação do Observatório do TCMSP.
  • Marian Salles Gomes Bellamy Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, atuou de 2016 a 2020 na Secretaria Municipal de Educação. Mestra pela FSP-USP. Graduada em Relações Internacionais pela USP. Pesquisadora do CEBRAP e do GEMAS. Coordenadora do GT Educação do Observatório do TCMSP
  • Mauricio Broinizi Pereira Doutor em História Econômica pela USP. Foi chefe do Departamento de História e coordenador do PPG em História na PUC/SP (1995-2011). Pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp (1990- 2002). Exerceu a Coordenação Executiva do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo (2007-2016).
  • Suelem Lima Benicio Mestre em Política Pública pelo PPG em Política Pública da UFABC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Unesp (2006). Professora da EGC-TCMSP e das redes municipal e estadual de ensino de São Paulo. Atuou na Secretaria Municipal de Educação de SP. Integrante do GT Educação do Observatório do TCMSP.

DOI:

https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i7.5

Keywords:

Effectiveness, Indicators, Education, Public policy, Social and economic disparity, Observatory

Abstract

The Observatory of Public Policies of the Court of Auditors of the Municipality of São Paulo (TCMSP) created a work group to analyze and think about the indicators existing in the area of education in the municipality of São Paulo. The analysis aimed to map the indicators already existing and made available by other observatories, analyze databases and information provided in the systems of TCMSP and the Executive Power and identify gaps of performance and/ or analysis and crossed data of interest to the Court of Auditors, the Executive Power and the third sector. Furthermore, this analysis stresses the social and economic disparity in the municipality of São Paulo and the effectiveness of public policies. The technical report presented herein aims at systematizing and publishing the discussions initially held by the Group and the Technical Board of Indicators in Education which partook in the Seminary Launching the Observatory on December 12, 2020.

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References

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SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana. São Paulo. 2015.

Published

10/07/2021

How to Cite

Ceresino, A. B., Grinkraut, A. ., Azevedo, C. B. de ., Lima, J. R. F. de ., Bellamy, M. S. G. ., Pereira, M. B. ., & Benicio, S. L. . (2021). Observatório de Políticas Públicas do TCMSP: Reflexões do Grupo de Trabalho de Educação. Revista Simetria Do Tribunal De Contas Do Município De São Paulo, 1(7), 15–23. https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i7.5

Issue

Section

Caderno Especial do “Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do

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