Observatório de Políticas Públicas do TCMSP

Reflexões do Grupo de Trabalho de Educação

Autores/as

  • Aline Berger Ceresino Agente de Fiscalização do TCMSP, coordenadorachefe de Fiscalização e Controle II, graduada em Engenharia Civil na Universidade Federal do Espírito Santo e em Direito no Centro Universitário Estácio de São Paulo. Integrante do GT Educação do Observatório do TCMSP
  • Ananda Grinkraut Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, desde 2016. Atuou em organizações da sociedade civil na defesa do direito à educação, como professora e pesquisadora no ensino superior e é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2019).
  • Clovis Bueno de Azevedo Graduado em Administração Pública pela FGV EAESP e em Ciências Sociais pela FFLCH/USP, onde também obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência Política. Servidor de carreira aposentado da Prefeitura do Município de São Paulo; professor e chefe do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP. Integrante do GT Educação do Observatório do TCMSP
  • João Roberto Fernandes de Lima Auditor do TCMSP desde 2006, graduado em Administração Pública pela Unesp e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV. Integrante do GT Educação do Observatório do TCMSP.
  • Marian Salles Gomes Bellamy Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, atuou de 2016 a 2020 na Secretaria Municipal de Educação. Mestra pela FSP-USP. Graduada em Relações Internacionais pela USP. Pesquisadora do CEBRAP e do GEMAS. Coordenadora do GT Educação do Observatório do TCMSP
  • Mauricio Broinizi Pereira Doutor em História Econômica pela USP. Foi chefe do Departamento de História e coordenador do PPG em História na PUC/SP (1995-2011). Pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp (1990- 2002). Exerceu a Coordenação Executiva do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo (2007-2016).
  • Suelem Lima Benicio Mestre em Política Pública pelo PPG em Política Pública da UFABC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Unesp (2006). Professora da EGC-TCMSP e das redes municipal e estadual de ensino de São Paulo. Atuou na Secretaria Municipal de Educação de SP. Integrante do GT Educação do Observatório do TCMSP.

DOI:

https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i7.5

Palabras clave:

Efetividade, Indicadores, Educação, Política pública, Desigualdade, Observatório

Resumen

O Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) criou um grupo de trabalho para analisar e refletir sobre os indicadores existentes na temática de Educação no município de São Paulo. O objetivo das análises era mapear os indicadores já existentes e disponibilizados por outros observatórios, analisar bases de dados e informações disponíveis nos sistemas do TCMSP e do Poder Executivo e identificar lacunas de atuação e/ou análises e cruzamentos de dados que sejam do interesse do Tribunal, do Poder Executivo e do terceiro setor. Ademais, essa análise possui como recorte a desigualdade territorial no município de São Paulo e a efetividade das políticas públicas. O relatório técnico aqui apresentado visa sistematizar e divulgar as discussões inicialmente realizadas pelo Grupo e pela Mesa Técnica de Indicadores na Educação que fez parte do Seminário de Lançamento do Observatório realizado em 12 de dezembro de 2020.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

INSTITUTO RUI BARBOSA. Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP): nível 3: requisitos mandatórios para auditorias do setor público. Curitiba: IRB, 2019.

FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL. (Re)age SP: virando o jogo das desigualdades em São Paulo. 2020. Disponível em: Fundação Tide Setubal. Múltiplos acessos.

ESTUDOS & PESQUISA EDUCACIONAIS. São Paulo: Fundação Victor Civita, n. 4, nov. 2013.

OEA. Public Policy Observatories in the Americas: “A Guide for Their Design and Implementation in Our Public Administrations”. 2015.

SÃO PAULO (Município). Lei Nº 16.271 de 17 de setembro de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo.

SÃO PAULO (Município). Lei nº 17.437 de 12 de agosto de 2020. Estabelece medidas para a organização das unidades educacionais no Município de São Paulo; prorroga os mandatos do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho de Habitação.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana. São Paulo. 2015.

Publicado

2021-10-07

Cómo citar

Ceresino, A. B., Grinkraut, A. ., Azevedo, C. B. de ., Lima, J. R. F. de ., Bellamy, M. S. G. ., Pereira, M. B. ., & Benicio, S. L. . (2021). Observatório de Políticas Públicas do TCMSP: Reflexões do Grupo de Trabalho de Educação. Revista Simetria Do Tribunal De Contas Do Município De São Paulo, 1(7), 15–23. https://doi.org/10.61681/revistasimetria.v1i7.5

Número

Sección

Caderno Especial do “Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a